quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia da Terra

No dia da Terra, que se comemora hoje, pensemos nisto:
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«Logo que o divino Ulisses regressou das terras de Tróia, mandou enforcar numa mesma corda uma dúzia de escravas pertencentes à sua casa, por suspeita de mau comportamento durante a sua ausência. A questão da pertinência deste enforcamento. Não se colocava. As jovens eram sua propriedade e a livre disposição de uma propriedade era então, como é hoje, uma questão de conveniência pessoal, não de bem ou de mal. E, no entanto, os conceitos de bem e de mal não faltavam na Grécia da “Odisseia”… Ainda hoje não há ética que se aplique à terra, assim como aos animais e às plantas que crescem sobre ela. A terra, exactamente como as jovens escravas da “Odisseia”, é sempre considerada como uma propriedade. A relação com aterra é ainda estritamente económica: compreende privilégios, mas nenhuma obrigação.»
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Aldo Leopold, A Land Ethic 1949, cit in J.-L. Ferry, A Nova Ordem Ecológica, trad. port. Luís de Barros (Lisboa: Asa, 1993) 139.

quarta-feira, 21 de abril de 2010




Filósofos na onda
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«Philosophy, you understand, is a very pharmacopoeia of cures that are worse than the corresponding diseases.»
Jerry Fodor
in: Times Literary Supplement, 2009 October 16

História, Filosofia e festa all nigth long

Realizou-se no Sábado, em Londres, uma festa muito peculiar: "an album launch", no qual se comemorou o movimento iluminista do séc. XVIII através de um barbecue, música e intervenções de filósofos, de 5 minutos, alusivas ao tema. Festa interessante, não!

sexta-feira, 16 de abril de 2010


Rir e Pensar



Não OLHES para nada no laboratório de Física,
Não PROVES nada no laboratório de Química,
Não CHEIRES nada no laboratório de Biologia,
Não TOQUES em nada no laboratório de Medicina,
E, sobretudo,
Não OIÇAS nada no departamento de Filosofia.

quarta-feira, 7 de abril de 2010



Lendo...
Ética Para Um Jovem



Cap. 5: Porque devemos tratar as pessoas como pessoas e não como coisas?
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Cap. 6: Que relação há entre liberdade e responsabilidade?
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Cap. 7: Em que consiste tratar as pessoas como pessoas?
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Cap. 8: O que devemos fazer perante o prazer?
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Cap. 9: De um ponto de vista ético, qual é, para Savater, a organização política preferível?